segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Edifício de uso misto Sustentável

Para inaugurar o blog nada melhor que uma ajudinha pra quem está indo em direção ao último ano da faculdade e terá que passar pelo temido TCC. Hoje vamos mostrar um trabalho de conclusão de curso feito pelo arquiteto Augusto Beal, formando da FAG em 2012, que pode servir de inspiração pra quem ainda precisa passar por essa fase.


O projeto é de um edifício de uso misto, tanto residencial como comercial, com características sustentáveis. O que difere este projeto de outros edifícios mistos é o fato de possuir os pavimentos comercias e residenciais intercalados, que foi idealizado com a intenção de afastar uma residência da outra, trazendo assim maior privacidade, além de diminuir o índice de barulhos para os vizinhos, pois sempre terá um pavimento comercial separando eles. Esta característica também influencia, ainda que em pequena proporção, na redução da poluição, pois uma pessoa que possa adquirir um apartamento residencial junto com a sala comercial estará trabalhando e morando no mesmo local, diminuindo assim o uso cada vez mais frequente de automóveis que poluem o meio ambiente. 




Outra característica interessante deste projeto é o fato de que todos os apartamentos residenciais possuem sua própria área de lazer, e não possuem visão direta de um para o outro, o que mantem a privacidade dos moradores. A área de lazer possui uma área com grama, deck elevado, piscina com borda infinita e pode ser integrada com o interior da casa apenas abrindo uma porta de vidro que separa ela da sala de estar e da cozinha gourmet.  



O edifício também contém princípios sustentáveis, possui um esquema para captação de água da chuva, que pode ser usada pra muitos fins, além de possuir árvores em torno de todos os pavimentos, aumentando assim o conforto térmico dos ambientes e, consequentemente, diminuindo o uso de ar condicionado. Estas árvores são de espécies que possuem raiz pequena e são plantadas em canteiros feitos em pequenos pavimentos técnicos localizados entre os andares. Somente na fachada sul, que possui menor incidência solar, não são plantadas estas árvores para que não comprometa o conforto térmico dos moradores.




O edifício ainda possui salas comercias no térreo, subsolo e elevadores de uso específico (comercial e residencial) separados um do outro, além de quadras poliesportivas na cobertura. Para ter uma ideia melhor do projeto, foi feito um vídeo para a apresentação do edifício, que vamos mostrar aqui no blog.






Nenhum comentário:

Postar um comentário